TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape participa e apoia simpósio de Cuidados Paliativos
Publicada em 12/08/2019


 

A presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), pediatra Dolores Fernandez, prestígio a cerimônia de abertura do “I Simpósio Baiano de Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátrico”, evento considerado pioneiro na Bahia, que aconteceu de 8 a 10 de agosto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Cabula.

Voltado para estudantes e profissionais da área da saúde, humanas e sociais, a atividade reuniu cerca de 50 participantes e a teve temática centrada na abordagem dos cuidados voltados aos pacientes na terminalidade da vida, especificamente na faixa etária pediátrica, estendendo do momento perinatal até à adolescência, sob a visão multidisciplinar da dor total (física, psicológica, espiritual e social).

O evento foi idealizado e coordenado pelos médicos e professores Dr. Franklin Santana, Magnólia Carvalho e Lília Embiruçú e teve como convidados professores especialistas nesta área de São Paulo, Elisa Perina, Ana Paula Santos, Jussara Souza, Lizandra Stein, Gustavo Tanus, e também professores locais, Paula Azi, Karoline Apolônia, Adson França, Leila Chaves, Michele de Paula, Lara Torreão, René Viana, Rita Veloso, Thais Titonel, Larissa Oliveira, Lívia Correa, Louise Perna, Norma Sampaio.

Na quinta-feira (8), dois cursos pré-simpósio sobre Controles de Sintomas e Dor, antecederam a abertura oficial, que tambem teve a presença da Diretora da DGRP - Sesab, Dra. Ilma, do coordenador materno-infantil do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Dr. Adson França, e da representante do Crefito, a fonoaudióloga Ana Terra.

O simpósio incluiu incluiu palestras de temas fundamentais para a prática do cuidado paliativo perinatal e pediátrico como: políticas públicas, atenção à gestante, cuidados paliativos perinatal, neonatal e pediátrico, painel multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e odontologia), dor social, luto perinatal, implantação de serviço pediátrico de cuidados paliativos, educação para a morte, assistência ao paciente oncológico pediátrico e cuidando do cuidador.

O encerramento foi feito com duas breves apresentações das médicas coordenadoras, Lília Embiruçú e Magnólia Carvalho, sobre suas experiências nos serviços onde trabalham e também com o lançamento da Pós Graduação Latu Senso pela EBMSP em Cuidados Paliativos Perinatal e Pediátrico, que terá início em abril de 2020.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria