TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatra Luciana Silva assume cadeira na Academia de Medicina da Bahia
Publicada em 29/08/2019

Uma sessão solene na segunda-feira (2) marcará a posse da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e ex-presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), pediatra Luciana Rodrigues Silva, como acadêmica titular da cadeira número 34 na Academia de Medicina da Bahia. A cerimônia acontecerá às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

O assento tem como patrono Manuel Vitorino Pereira e foi ocupado recentemente pelo acadêmico Penildon Silva. A saudação à pediatra Luciana Silva será feita pelo professor doutor Gilson Soares Feitosa.

"É um reconhecimento louvável da Academia, Luciana Silva é uma referência para a pediatria da Bahia e do Brasil. É um orgulho vê-la como a primeira mulher pediatra na presidência da SBP, exercendo a tarefa com brilhantismo", destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

"Temos o prazer de acompanhar o trabalho primoroso que ela tem feito pela defesa profissional e por condições melhores na assistência nacional a crianças e adolescentes", acrescenta a vice-presidente da Sobape, Ana Paz.

Luciana Silva é a primeira mulher na história da pediatria nacional a assumir a presidência da SBP e é a segunda a representar a Bahia no cargo. Antes dela, apenas o pediatra Martagão Gesteira, em 1938, representou o estado no posto. Professora titular de Pediatria da Faculdade de Medicina da Ufba, Luciana Silva presidiu a Sobape entre os anos de 1994 e 1996.

"É uma justa homenagem a uma profissional que faz a diferença em qualquer posição ocupada dentro da pediatria, em especial na assistência às crianças, quando seu olhar ganha lentes de aumento. É uma jornada que enobrece a classe pediátrica baiana, assim como foi a do nosso professor Nelson Barros", recorda a pediatra Helita Azevedo.

Luciana Silva foi eleita em 2016 e teve a gestão referendada com a reeleição este ano para cumprir mandato até 2022. Os ex-presidentes da Sobape, Hans Greve e Fernando Barreiro, que integram a SBP, destacam o comprometimento e o legado que Luciana Silva deixa às novas gerações.

"Precisamos de mais profissionais com a garra e determinação de Luciana para defender os princípios que norteiam a importância da nossa atividade para as famílias brasileiras", pontua Hans Greve, que responde pela 3ª Diretoria Financeira da sociedade.

Para Fernando Barreiro, diretor de Integração Regional da SBP, "a atuação de Luciana Silva injetou um novo ânimo na pediatria, olhando especificidades dos profissionais em diversas regiões do país".

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria