TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape repudia desafio “quebra-crânio” e faz alerta sobre riscos
Publicada em 13/02/2020


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) alerta crianças, adolescentes, pediatras, pais, familiares e professores para os riscos do desafio chamado "quebra-crânio", que viralizou na internet, sobretudo nas redes sociais.

Como diz a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, os pediatras baianos repudiam a prática que vem sendo chamada de brincadeira, mas é altamente danosa e pode ser fatal.

“Crianças, jovens e até adultos podem ter sérias consequências físicas e psíquicas, uma vez que o desafio provoca uma forte queda e leva o participante a bater a cabeça e as costas no chão de forma violenta e inesperada”, explica. Ela lembra que, em novembro de 2019, a estudante Emanuela Medeiros, de 16 anos, morreu em decorrência do desafio em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Danos irreversíveis

Ainda como destaca a pediatra, a queda pode causar lesões irreversíveis, incluindo traumatismo craniano, danos à coluna, com fraturas de vértebras, e prejuízos motores, podendo até levar a óbito.

“Precisamos ficar atentos e alertar contra qualquer prática que ponha em risco a integridade das crianças e dos jovens, que não têm a dimensão do perigo e acabam seduzidos por esses desafios sempre presentes nas redes sociais”, diz a médica, que reforça o alerta também para os pediatras, solicitando que os profissionais ajudem a disseminar informações durante as consultas.

Dolores Fernandez acrescenta que os responsáveis pelo desafio podem responder por lesão corporal grave ou homicídio culposo. “Convidamos a todos para engrossar nosso coro contra essa e qualquer outra prática que ponha em risco a saúde física e mental de nossas crianças e adolescentes”, diz.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria