TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatras dão orientações sobre cuidados essenciais no Carnaval
Publicada em 21/02/2020


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça a orientação a pais e responsáveis para que mantenham uma rotina de cuidados especiais com as crianças e adolescentes no período de Carnaval. Durante todos os dias da festa a Sobape fará alertas e recomendações em suas redes sociais, destacando medidas de proteção e preservação da saúde dos menores.

"Muitas vezes, no impulso da festa, as pessoas se esquecem de verificar os lugares ou condições que podem oferecer riscos à integridade física, emocional e psicológica de criança", destaca a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

Agentes públicos e a sociedade de um modo geral podem ajudar a denunciar práticas abusivas de exploração sexual e trabalho infanto-juvenil que forem percebidos nos circuitos da folia (Disque 100). Assim também, reforça Fernandez, como na vigilância contra a oferta e/ou venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Gravidez

Outro tema que merece atenção especial é a conscientização para prevenção da gravidez na adolescência, que na maioria dos casos acontece de forma indesejada em decorrência da ausência de métodos anticoncepcionais e não uso de preservativos. "Esse alerta se estende ao perigo das doenças sexualmente transmissíveis", acrescenta a presidente da Sobape Dolores Fernandez.

"Os pais e responsáveis também devem levar em conta a utilização das pulseiras de identificação, que geralmente vêm com o registro do nome e contato do acompanhante responsável pela criança. Ainda assim, o ideal é que os menores sejam poupados de locais com grande aglomeração de pessoas, pois é onde eles ficam mais vulneráveis", adverte Ana Paz.

Quem for curtir a programação de rua ou brincadeiras em áreas a céu aberto, deve caprichar na hidratação dando preferência a água e sucos naturais, e manter uma dieta com alimentos leves, como frutas e itens não industrializados. É preciso também reforçar a aplicação de filtro solar.

A pediatra Ana Paz, vice-presidente da Sobape, aconselha manter as crianças distantes das caixas som com alta emissão de decibéis, sob o risco de elas sofrerem prejuízos importantes no aparelho auditivo, ainda em desenvolvimento.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria